sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Teorias Tradicionais de Ensino - Presente até os dias de hoje.

Talvez seja um pouco ousado dizer que as Teorias Tradicionais de ensino estão presente até hoje. Mas para alguns talvez não seria uma surpresa. Quando pensamos na pergunta: O que os filhos de trabalhadores (hoje e na década de 20) devem aprender nas escolas? - e então você para para pensar na realidade de hoje onde a sociedade necessita de trabalhadores como nunca com a economia e a população em constante crescimento no mundo. As escolas técnicas e escolas de formação condensada são um bom exemplo dessa necessidade rápida de uma escolaridade mínima para entrar no campo do trabalho.
Na Teoria Tradicional a escola funciona como um indústria. Ela forma para o trabalho. Estabelece objetivos específicos. Não há espaço para assuntos paralelos. O professor está acima dos alunos. O quadro e giz são os meio de transmissão de conhecimento, assim como a decoração de fatos, datas, personagens específicas. Enfim... Mesmo parecendo algo tão distante vemos muitos resquícios nas salas de hoje em dia.
Mais uma vez termino o post dizendo que a mudança desse sistema cabe a cada um de nós. No livro o qual me baseio para fazer essa postagem, o autor especifica as outras Teorias (Críticas e Pós-críticas) que têm influência nesse mundo educacional e dita outras formas de ver o mundo para professores e alunos.

Clipe do Pink Floyd - Another Brick in the Wall
(Típica crítica ao sistema tradicional de ensino)



Fonte e indicação de leitura: SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário