quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Exercícios, trabalhos, atividades, provas, avaliações...


Exercícios, trabalhos, atividades, provas, avaliações...

Os alunos sempre trancam a respiração ao ouvirem essas palavras saindo da boca do professor.

Com base nas leituras (MENDEZ, J. M. A. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002) que fizemos e as discussões em sala de aula, construímos uma outra visão sobre essas atividades. É uma questão complexa pois sempre pensamos, como alunos, que a avaliação é realmente puramente uma questão de nota. O aluno é a nota que o professor dá. Vimos com esse autor que a nota, na verdade, é muito subjetiva, pois nos falta conhecer os critérios de avaliação, e mesmo com esses critérios a correção torna-se questionável.
As novas didáticas fazem com que essas atividades tornam-se cada vez mais subjetiva. Pois, na verdade, quando você cria questões abertas e não questões objetivas (uma das características da nova didática), você não tem como avaliar certo/errado, mas sim, avaliar as argumentações, se o aluno estudou e sabe falar sobre o assunto - como ele formulou a resposta, com bases em quê. As questões devem abrir espaço para que o aluno coloque naquela resposta todo o conhecimento que tem sobre o assunto, porque na verdade, a escola, como instituição de um aprendizado continuado, deve seguir esse princípio onde o aluno constrói o conhecimento e cada vez mais terá o que falar sobre os assuntos que aprende ao longo desse tempo em que está inserido no ambiente escolar. O objetivo dessas avaliações é estimular a procura por respostas, por melhoras, por maior conhecimento por parte do aluno do conteúdo, não algo que deve afastar o aluno da escola.
Teria muito o que se discutir sobre a questão das possíveis avaliações e suas consequências para aluno e professor (e sociedade em geral), mas como não posso expor toda a aprendizagem que tive com relação a esse assunto, fica alguns pontos da avaliação o e estímulo a quem se interessa a ler sobre o assunto e mudar suas práticas no ensino com a referência que deixei nessa postagem, de MENDEZ, um texto fácil de ler e compreender.

Para reflexão: a prova do vestibular, qual o sentido dessa avaliação?

Objetivo: Os alunos gostarem quando souberem que terão uma avaliação para fazer.

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