quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Indisciplinaridade


Objetivos Gerais da História:
...
Reconhecer que o conhecimento histórico é parte de um
conhecimento interdisciplinar;
...

(BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.)


Temos uma certa dificuldade em assimilar a interdisciplinaridade no ensino em escolas. Talvez porque o ensino na minha geração não tenha sido - não generalizando - muito conectado entre as disciplinas.
Quando se trata de história, especificamente falando, se fizermos uma reflexão veremos o quanto podemos fazer ligações com qualquer outro assunto de qualquer outra disciplina. Pensar em como aquele novo conhecimento chegou até os dias de hoje, quem são as figuras históricas que contribuíram para tal conhecimento, com qual finalidade esse conhecimento chegou até os dias de hoje, qual a utilidade do conhecimento hoje. Podendo construir das "exatas" até as "humanas" muitos laços e fazer com que os alunos percebam que esse ensino que operou até hoje tão fragmentado faz parte de um quadro inteiramente interligado. E mais do que isso, faz parte da realidade de cada aluno presente na sala. O aluno tem que se identificar com os assuntos e não se fazer aquela "famosa" pergunta: "PARA QUÊ ESTOU APRENDENDO ISTO?".
A realidade do aluno tem que ser levada em conta e a interdisciplinaridade colabora para esse acontecimento.

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