quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Novas Didáticas

Características das Novas Didáticas (com base em Perrenoud):

1) Considerarem o aluno como sujeito ativo da sua aprendizagem;
2) A construção de novos saberes centrado não apenas em atividades adequadas, mas também nas interações sociais;
3) Privilegiar as competências funcionais e globais aos saberes fragmentados;
4) Consolidar as aprendizagens na “vivência dos alunos";
5) Respeitar a diversidade de culturas e personalidade;
6) Valorizar a autonomia da criança;
7) Motivação relacionada com o prazer e a vontade de descobrir e de fazer, dar importância as tarefas cooperativas;
9) A ênfase dada à educação e ao desenvolvimento da pessoa.

Essas novas didáticas vem ao mundo docente como uma contraposição às didáticas tradicionais (já citadas em posts abaixo). Mostro abaixo um vídeo de Perrenoud, analisemos:




Podemos fazer as ligações desse vídeo com as novas didáticas que Perrenoud estuda. Vemos claramente a noção de competência que o autor se refere. A Escola é um componente da sociedade e sua função não é formar para situações específicas, mas abrir a cabeça das pessoas para todos os tipos de situação. Ensinar o aluno a saber lidar com o problema, pesquisar de onde veio, como se manifesta e como agir diante dele. Ela estimula a curiosidade bem como a criatividade e a iniciativa de você lidar com as situações do dia a dia, até, inclusive no meio do trabalho.
O aluno é ativo no seu aprendizado, seu desenvolvimento depende de si mesmo, também, não somente do professor - que deve se esforçar e achar artifícios que façam com que de forma menos complexa possível o aluno entenda os assunto colocados em sala. O trabalho do professor não deveria ter o objetivo de preparar o aluno para o mundo profissional, mas sim de contribuir para todas as formações do aluno, inclusive - se não, principalmente - a formação pessoal.

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