sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Escola x Sociedade


O assunto - se é que posso falar no singular - que trataremos, primeiramente, diz a respeito de como a escola de um modo geral cumpre ou não, e como cumpre suas funções sociais.
Desde de criança você está condicionado a chegar na escola numa hora pré determinada, comer numa hora pré determinada, se vestir de uma forma pré determinada, sentar, escrever, agir, tudo pré determinados. E assim perpetua-se a cultura que construímos ao longo dos séculos.
Quando um professor diz que você não pode se levantar da cadeira durante uma explicação, isso já é o suficiente para você entender que "ele" é o comandante dessa tripulação que é a sala de aula. No entanto, quando estamos em casa, já aprendemos desde pequenos quem é o comandante desse espaço, também. Você tratará o professor como trata seus pais, de uma forma ou de outra, isso vai acontecer. Ou seja, numa realidade onde os pais e filhos não tem respeito - me arrisco dizer - que nas relações escolares isso vai estar presente.
Por mais que a escola tente impor condições, aplicar punições, os alunos não conseguem, hoje, ver a escola como um local " suspenso no ar " dessa sociedade terrestre cheia de defeitos.
Essa ideia de "escola ideal" nos faz refletir o que seremos como profisssionais em sala de aula num mundo onde o "ideal" não encaixa mais. Se faremos diferença na vida dos alunos, se seremos só mais um "professor-giz-quadro", se buscaremos a realidade não de todos, mas de CADA UM que vai estar sentado na cadeira e tentar trazê-los para um mundo de conhecimento relacionado com o mundo de experiências que esses alunos vivem.



Fica, nesse primeiro post um voto de confiança a todos nós, futuros professores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário